Quando falamos em aposentadoria, muitos médicos e empresários costumam pensar que estão distantes desse momento e que não é necessário pensar nisso ainda.
No entanto, para quem quer garantir um futuro financeiro sólido e aproveitar ao máximo os benefícios do INSS o plano de aposentadoria é uma ferramenta indispensável. Afinal, se a contribuição previdenciária é obrigatória, por que não tirar o maior proveito econômico possível do INSS?
Ao longo da sua carreira, é provável que você tenha acumulado contribuições de diferentes fontes, especialmente no caso dos médicos, que frequentemente fazem contribuições pela planos de saúde e pelas clínicas. Isso gera uma verdadeira bagunça nas contribuições, tornando ainda mais importante um planejamento cuidadoso para evitar prejuízos e garantir o melhor benefício na aposentadoria.
Entenda como é feito o seu Plano de Aposentadoria
O planejamento previdenciário (plano de aposentadoria) é um serviço completo, pensado para te oferecer o melhor retorno possível do INSS.
Ele é dividido em três fases detalhadas, cada uma projetada para garantir que você aproveite ao máximo suas contribuições e obtenha o melhor benefício possível. Veja como funciona:
- Consulta Previdenciária: primeiro é preciso analisar sua documentação (online ou presencialmente) entender seu histórico de trabalho até aqui e discutir suas expectativas sobre a aposentadoria.
- Planejamento Individualizado: agora é a hora de avaliar suas contribuições no INSS, verificar eventuais inconsistências e como corrigi-las. Então, traçado o cenário do seu presente, é o momento de simular diversos cenários com valores de contribuições diferentes para entender qual o melhor valor a ser pago de INSS. Também calculamos o ROI (Retorno de Investimento), mostrando quanto você ainda precisa contribuir até a data de sua aposentadoria, incluindo imposto de renda e quanto vai receber até os 85 anos.
- Entrega do Plano: Com o estudo realizado, um relatório completo com todas as simulações e estratégias para sua aposentadoria e elaborado e entregue, junto com a explicação detalhada dos cenários encontrados. Isso te proporciona uma base sólida para escolher qual será o seu melhor caminho.
Se você está pagando suas contribuições ao INSS um planejamento previdenciário eficiente pode garantir que o valor pago seja o mais vantajoso possível.
Ao estruturar suas contribuições e entender os caminhos para a aposentadoria, você evita pagar mais do que o necessário e maximiza o valor da sua aposentadoria.
Exemplo Prático: Dr. João, médico pediatra
Imagine o caso do Dr. João, um médico de 45 anos que trabalha em uma clínica particular, mas também recebe por meio de planos de saúde.
Ele nunca prestou muita atenção nas contribuições que fazia ao INSS, confiando que tudo estava sendo calculado de maneira correta.
No entanto, ao procurar um serviço de planejamento previdenciário, Dr. João descobriu que ao somar as contribuições do plano de saúde com as da clínica, estava pagando INSS acima do limite legal e perdendo dinheiro.
Além disso, encontrou algumas inconsistências no seu extrato previdenciário que levariam a uma aposentadoria abaixo do valor esperado pelo tanto que pagava de INSS.
Com seu plano de aposentadoria em mãos, ele corrigiu as inconsistências no CNIS, ajustou as contribuições futuras para faixas mais vantajosas e teve a chance de planejar uma aposentadoria com valores muito superiores ao que seria originalmente concedido.
Com a obrigatoriedade das contribuições, é inteligente aproveitar essa oportunidade para maximizar sua aposentadoria. Por isso, organize suas contribuições, planeje sua aposentadoria com antecedência e evite surpresas desagradáveis no futuro. Por que não tirar o maior proveito econômico possível do INSS?

Advogada previdenciária especialista em planejamento de aposentadorias do INSS. Formada em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019). Fundadora do Variani Advocacia Especializada. Pós graduada em Direito Previdenciário, Direito Médico e da Saúde e Expert em Direito das Pessoas com Deficiência. (OAB/PR 103.389).